PARTILHANDO ESTUDOS DE PSICOTEOLOGIA





 O que é Igreja?

Não confundir  IGREJA com TEMPLO, da mesma forma como não se deve confundir  LAR com CASA

Casa é o prédio, o lugar onde se reside. Lar, é a espiritualidade ou o astral da casa. Por isto se diz que a casa é bonita e que o lar é feliz. Ou seja, podemos dizer que a qualidade ou a apresentação material das coisas, chama-se de estética e a qualidade espiritual chama-se de ética.

Da mesma forma, o Templo é a construção edificada onde se reúne a Igreja. Igreja é portanto, a espiritualidade que se estabelece dentro do templo ou em qualquer lugar.
Jesus disse: *onde dois estiverem reunidos em meu nome, ali estará a minha Igreja.
Jesus não disse: Onde duas pessoas estiverem reunidas
Porque Jesus falou dois?  Porque DEPOIS DO BATISMO E DA RESSUREIÇÃO, todo cristão passou a viver e conviver com a graça do Espírito Santo, que é uma pessoa e a companhia do seu Anjo da Guarda, que é outra pessoa. Ora, portanto, um cristão nunca está só.

Assim é que teologicamente podemos afirmar que cada cristão possui um corpo que é um templo de Deus e uma igreja em si mesmo ou na sua alma.
Podemos compreender que Igreja, na realidade se forma em cada pessoa que convive com seu Anjo da Guarda e o Espírito Santo de Deus.  Não fosse assim, pessoas religiosas que vivem isoladas e a sós pelo mundo a fora, nunca formariam uma Igreja, ou nunca teriam um Anjo da Guarda, nem se agregariam ao Espírito Santo.
Infelizmente muitos cristãos acham que a Igreja apenas se forma quando duas ou mais pessoas se reúnem em nome de Jesus. 

A palavra igreja significa egrégora ou reunião para fazer uma  religação a alguma coisa ou a algum ideal.  O exemplo é que o futebol com suas metas ideológicas forma várias igrejas, como a do Flamengo, do Atlético e muitas outras. Há pessoas que vivem com o Flamengo dentro de si e até são capazes de brigar pelo  ideal que se tornou fisiológico.

A Igreja de Jesus é também assim. Mas quem é Igreja de Jesus? Apenas aqueles que são capazes de brigar pelo ideal de Jesus; que se tornou fisiológico dentro de si.

O LAR  é a nossa primeira igreja. O casamento cristão também forma uma Igreja.
Alguns exegetas entendem que a Santíssima Trindade forma uma Igreja permanente. E que a Sagrada Família, também.
Quando entendemos o nosso corpo como templo de Deus, passamos a entender os pecados cometidos quando se profana o corpo.

O que é que profana o corpo? – O aborto, as más palavras, os maus pensamentos, os maus comportamentos, as agressividades, as incompreensões, as mentiras, as calúnias,  as agressões ao próprio corpo e ao corpo do outro. Também não devemos esquecer que o corpo não é só “carne e osso ‘. Nele existe a psique ou alma que é a personalidade que anima o corpo; o templo de Cristo, caso a pessoa seja cristã ou agregada à Cristo.
Aqui a Igreja  pessoal  pode ser qualificada pela psique através de pensamentos que formam palavras; os hábitos e as escolhas que levam às  atitudes, ações e obras.  Será que Jesus pode freqüentar templos pessoais de má qualidade? Ou será que toda pessoa é uma Igreja de Jesus? 

Qual é a qualidade do seu templo pessoal? E da sua Igreja denominada? E da sua Igreja congregada? E da sua Igreja associada? E da sua Igreja afiliada? E da sua Igreja comunitária? E da sua Igreja do lar?

Compreenda que a Igreja Cristã se forma em vários momentos:
a)     Quando pessoas se reúnem em qualquer lugar em nome de Cristo.
b)    Quando uma pessoa está a sós mas em oração, reunida com Maria, o Anjo da Guarda, O Espírito Santo, etc,
c)     Em outras ocasiões em que se reúnem em nome de Jesus Cristo.
d)    A Igreja pessoal é cristã e permanente quando a pessoa permanece em Cristo.
e)     Mas também pode ser uma Igreja pessoal cristã eventual, que se forma somente quando a pessoa precisa de estar com Cristo.

Mas a Igreja pessoal pode ser apenas o nome da pessoa, como por exemplo, Igreja Antonia da Silva, se a Antonia for uma pessoa egoísta, que se reúna apenas consigo mesma; que não tenha fé ou que pense que tudo se resume em torno da materialidade deste mundo; que encontre desculpas esfarrapadas que parecem verdade para se redimir ou se mostrar digna e superior perante as outras igrejas pessoais.
Como uma Igreja pessoal cristã pode reagir perante uma Igreja pessoal egoísta? Claro que mostrando o caminho que é o próprio Jesus Cristo. Como por exemplo, ensinando a conviver com Jesus dentro de si, o que significa viver a Palavra.

A Psicoteologia  compreende o ego  pessoal como sendo uma Igreja qualquer, que depende da escolha e da egrégora ou religação (religião)adotada  por cada um. O ego pessoal é “dois reunidos”, visto que dentro do ego se encontra um super-ego que é ”Deus em mim”. O Deus que me criou e que permanece em mim, fazendo com que “eu seja dois”

Ora, se o meu ego fosse budista, a minha igreja seria budista. Ou seja, eu viveria o Buda em mim. Mas como o meu ego é cristão, eu vivo o Cristo em mim. O ego se torna cristão através do batismo cristão e da vivência pós batismal de acordo com a educação de cada um. E é de acordo com a educação religiosa e a vivência de cada um que se formam os vários templos e igrejas. 
         
LEITURAS         Leia a comunicação com Deus em WWW.catequesenovostempos.blogspot.com

*Mt.16;18   * Por isso , eu te digo: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as forças do inferno não poderão vencê-la. 
*At. 5;11. 8;3. 9;31. 11;22. 12;1,5. 13;1. 14;23,27. 15;4. 16;5. 20;28       *Rm 16;5     *1Co 10;32. 11;18,22. 12;28. 14;4,35. 15;9. 16;19    *2Co 8;1,23. 11;8 *Gl1;13     Ef1;22. 3;21. 5;23  *Fp 3;6    *Cl 1;24. 4;15   *1Tm 3;5,15. 5;16    *Hb 12;23  *Tg 5;14  *3Jo;10    *Ap1;4.2;23.22;16

PARA QUE SERVE A IGREJA?   Em todos os sentidos e em todas as formas de Igreja, a Igreja é o lugar onde se ensina, se aprende e se pratica o caminho para a qualificação da alma e da Igreja pessoal, a fim de se viver a ideologia prometida. Na Igreja Cristã, a ideologia prometida é alcançar a vida eterna.

Mt 18;17*Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele quiser ouvir, seja tratado como um pagão ou um publicano.
No sentido de que a pessoa cristã que vive em Cristo é portanto uma Igreja. Pode-se dar o seguinte exemplo: Se a pessoa que cometeu um erro não der ouvidos aos pais, procure ajuda noutra Igreja, como um amigo, um psicoteólogo, um padre. Mas caso esta pessoa não queira se consertar, fica sujeito ao sofrimento (pagão, sujeito ao demônio) ou à justiça humana (publicano)

PRÓXIMO ESTUDO:   O corpo de Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário