ESTUDOS SOBRE A PALAVRA



MEDITAÇÃO: A CASA EDIFICADA NA ROCHA  

DESCONTRAÇÃO/ ANIMAÇÃO:  Ok... tudo muita paz... tudo muito bem... batata frita!


LEITURAS: todas as citações da palavra Rochedo, Rocha

1
 
 Ex17;6   Eu estarei  lá, diante de ti, sobre o rochedo, no Monte Horeb. Baterás sobre o rochedo e   sairá água para o povo beber.
Nm 20;11    E levantando a mão, Moisés golpeou duas vezes a rocha com a vara, e jorrou água em abundância, de modo que a comunidade e os animais puderam beber.

2
 
Dt 32; 4, 15, 18, 30, 31, *Ele é o Rochedo! Perfeita é a sua obra, e justos todos os seus caminhos. É o Deus fiel, sem falsidade. Ele é justo e correto. Jesorun  engordou e deu coices – ficaste gordo, robusto e recalcitrante. Voltou as costas a Deus, seu Criador, e desprezou o Rochedo que o salvou. Desprezaste o Rochedo que te gerou, esqueceste o Deus que te criou.  Como é possível um só perseguir mil e dois pôr em fuga dez mil se o seu Rochedo não os tivesse vendido e o Senhor não o tivesse entregado?  Pois o Rochedo deles não é como o nosso Rochedo; os próprios inimigos o podem confirmar.
1Sm 2;2. 2Sm22;2,32,47. 23;3  Ninguém é santo como o Senhor, outro além de ti não há, não há  rocha firme como  nosso Deus.  O Senhor é minha rocha, minha fortaleza e meu salvador. Viva o Senhor e bendita seja a minha rocha. Quem pois, é Deus, senão o Senhor? E quem é Rochedo, senão nosso Deus? Viva o Senhor, e bendita seja a minha rocha, exaltado seja Deus, a rocha que me salva. O Deus de Israel falou, disse-me a Rocha de Israel: ’Quem governa os homens com justiça, governa no temor de Deus’

Jó18; 4  Mas tu, que em teu furor perdes o controle, porventura  ficará deserta a terra por tua causa e se removerão  do seu lugar os rochedos?             

3
 
Sl 18;2. 19;15. 27;5. 40;2. 61;4. 71;3. 89;27. 92;16. 105;41   O Senhor é meu rochedo, minha fortaleza e meu libertador; meu Deus, minha Rocha, na qual me refugio; meu escudo e baluarte, minha poderosa salvação.  Digna-te aceitar as palavras de minha boca, cheguem à Tua presença os pensamentos do meu coração. Senhor, meu rochedo e meu libertador. Ele me dá abrigo na sua tenda no dia da desgraça. Esconde-me em sua morada, sobre o rochedo me eleva. Tirou-me da fossa da morte, do barro do pântano, colocou meus pés sobre a rocha, deu segurança a meus passos. Põe-me sobre um rochedo inacessível, pois tu és para mim um refúgio, torre firme diante do adversário. Sê para mim uma rocha de defesa, uma fortaleza para a minha salvação, por que és meu rochedo e meu refúgio. Ele me invocará: Tu és meu pai, meu Deus, meu rochedo, meu salvador. Para anunciar quão reto é o Senhor; meu rochedo, nele não há injustiça. Abriu o rochedo, e brotaram águas, que correram no deserto como um rio.
4
 
Is 2;21. 8;14. 33;16. 44;8   Irão esconder-se nas fendas das pedras ou nas cavernas das rochas, por medo do Senhor, pela imensidão da sua glória, quando ele sacudir a terra.  Ele será um santuário, mas também pedra de tropeço, rochedo que derruba, para as duas casas de Israel, laço e armadilha para os cidadãos de Jerusalém. Esse vai morar nas alturas, o alto da rocha será seu refúgio Não tenhais medo, não vos deixeis perturbar. Não fui eu que, há muito, anunciei e fiz saber? Sois vós minhas testemunhas. Outro Deus existe que não seja eu? Outra Rocha, que eu conheça, não existe! 
5
 
Mt 7;24,25   Portanto, quem ouve estas  minhas  palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha.  


Nos anos 50, Estudei  num colégio católico em Belém do Pará e naquela época áurea da borracha na Região Amazônica, o religioso católico era  altamente “socialaitico” e excludente. Éramos ensinadas a amar apenas a quem merecia e o amor era cultivado de maneira platônica. Não podíamos abraçar ao nosso pai nem aos nossos irmãos por que eram homens. Os casamentos eram contratados entre as famílias; as esposas aprendiam a amar ao esposo através do tempo de convivência e muitas tinham mais medo do que amor. Até se referiam ao esposo como “senhor meu marido”.

Me lembro que a Madre Cordeiro, minha professora naquele colégio, nos ensinava a ética de estar naquele tipo de mundo com uma frase que não esqueci até hoje:” bico calado e urubu camarada, espantam raposa no meio da boiada”. Hoje eu entendo que esta era uma frase revolucionária, dita por uma pessoa que queria se libertar e nos ensinar uma forma de libertação. Naquela época, se a pessoa ficasse calada e tivesse um amigo camarada, se poderia espantar o mal do meio daquela  sociedade.

Claro! Evidente! Porque a teologia da época era a “teologia do medo” imposta através da repressão social.

Hoje, quando se fala em libertação se quer dizer que  a Igreja está saindo da sua era de fechamento e  “esparramando” o amor pelo o mundo, COMO FEZ Jesus Cristo, para que nós pudéssemos  sair das amarras religiosas e conseqüentemente das amarras sociais

 DESCONTRAÇÃO:   Ok... tudo muita paz... tudo muito bem... batata frita!

O que são as amarras religiosas e sociais?

São as conseqüências da não expansividade do amor que devemos ter uns pelos outros; quando se observa que a  incompreensão do que é religioso leva ao comportamento social inadequado e trava o desenvolvimento da alma. Por isto Jesus fundou a Igreja: para que através da Igreja, as pessoas conhecessem um caminho de verdade, da verdade e da vida. Não só uma vida depois da morte. Mas uma continuidade de vida. Uma vida que começa com a concepção física, continua através do aprendizado cristão e no dia a dia da maneira de viver e das obras que podemos realizar conforme a nossa educação e que pode continuar através da alma.  Um exemplo de amarra religiosa é o misticismo. Como também o são certas atitudes tradicionalistas da Igreja agindo contra a Palavra, lembrando a inquisição contra a Lei de Deus, “não matarás”.



1.      O Aprendizado Cristão

Ex 17;6   Nm 20;11   Jesus está sobre o rochedo, mas também Ele é Rochedo. Ele é a Palavra viva, a “Matéria Universal” que pode se individualizar através dos seus próprios méritos por que Ele tem o poder da vida que existe em todas as coisas; dá ânimo ao inanimado. Ele é a segurança.  Ele está disponível a nós que somos indivíduos, mas nós estamos presos em nós mesmos, no nosso ego e por isso somos tão frágeis e tão fechados para recebê-lo plenamente. Devemos aprender que precisamos Dele para podermos usufruir dos nossos  sentidos psíquicos  e assim saciar as nossas necessidades e exercer a partilha do nosso bem maior que é o amor. A nossa libertação é Ele que está sobre a rocha e a nossa vida é o rochedo que é a sua Palavra. Precisamos derrubar as nossas defesas, abrir as ” nossas portas”e nos jogarmos descontraidamente por inteiro nos seus braços.

2.      Maneira de viver

Dt 32;4,15,18,30,31     1Sm 2;2       2Sm 22;2,32,47. 23;3       Jó18;4   Devemos ser como uma rocha. Justa, correta, participativa, pertinente, disposta a receber o banho da chuva que a recalcitra e as batidas das ondas que segura firme, para dar apoio com uma moral inabalável. Onde os pássaros vêm fazer os seus ninhos; fiel, amiga, disponível, impecável, acolhedora. Onde as sementes brotam e as raízes encontram segurança, sem medo e cheias de ímpetos para renovar a vida. Onde o sol vai todos os dias para a beijar e ela retribui gerando alimento e agradecendo com a sua paz. Onde a lua cheia brilha e mostra feliz todo o seu esplendor numa espera de bem.

Quando machucada, se dispõe sempre a recomeçar doando o seu potencial e a sua natureza de rocha.

 DESCONTRAÇÃO/ANIMAÇÃO:  Ok... tudo muito bom... tudo muito bem... batata frita!

3.      Obras

A Rocha profícua, abriga, aconchega, alimenta, sacia, protege, eleva e mostra o horizonte. Está sempre receptiva. Não discrimina, não escolhe o pior para oferecer e oferece o que tem. Simplesmente inclui a tudo e a todos, deixando que fiquem durante o tempo das suas necessidades. 

4.      Nossa educação

Todos vão à rocha, que fica à espera dos que vêm. Ela recebe a todos e se doa expondo o seu tempo e o conhecimento fincado no seu solo, com a maior liberdade. Ouve calada, aprende sonhando e ensina com seu testemunho.



5.      Continuar

É continuar com a missão  buscando na Palavra e no amor, a força da rocha; como a casa ao vento e ao sabor das ondas, firme e impecável. Alegre e feliz, por que tem em Deus a sua segurança e a sua libertação.

*Continuemos no amor de Deus.   AMÉM!

                                                                                    Pontal do Paraná, 20/10/2014

                                                                                           Ivone do Amaral

                                                                                               Paz e Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário